“A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei Nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. Lamentações 3:24-25
Nunca conheci ninguém que gostasse de esperar. Normalmente, esperar é perder tempo, é enfadonho, é frustrante. Mas Deus nos convida a esperar Nele. Como transformar esse tempo de espera em algo bom?
Ao ler as histórias dos homens e mulheres da bíblia, fico a pensar: “como cada um deles reagiu enquanto esperava a promessa”?
Abraão fez um atalho até alcançar o filho da promessa, mas sua fé foi testada no Monte Moriá, quando ele creu que seria pai de multidões, mesmo que Deus lhe pedisse o seu filho Isaque em sacrifício. Com certeza, Abraão amadureceu, entre erros e acertos.
José, quantos anos se passaram? Quantas madrugadas na prisão? Quantas experiências difíceis ele viveu numa terra estranha? Quanta solidão e injustiça? A bíblia não relata os detalhes, porém, provavelmente, esses detalhes não registrados, mas vividos por José em seu tempo de espera, forjaram o seu caráter, tornando-o maduro, pronto para ser o segundo maior e mais poderoso homem da humanidade daquela época.
Davi, talvez, tenha sido um personagem com o qual muitos de nós podemos nos identificar, pois a sua história está cheia de detalhes e seus cânticos também foram uma forma de nos mostrar como o Rei Davi vivenciou seu tempo de espera. Subestimado pelos seus, perseguido por Saul, fugitivo até tornar-se um homem segundo o coração de Deus e receber Dele a promessa de um reinado eterno, concretizado com a vinda de Jesus, o Rei eterno.
Enfim, sempre haverá um tempo – kairós, entre a promessa e o seu cumprimento. Resta a cada um de nós utilizarmos de forma sábia e edificante esse tempo. Esperar Aquele que não falha, nunca falhou e nem falhará, cujas promessas são fiéis, pois Ele não pode negar-se a si mesmo. Resta-nos apegarmo-nos em Sua Palavra que afirma: Os que em ti esperam, JAMAIS SERÃO DECEPCIONADOS.
Esperar se torna uma bênção quando estamos esperando Naquele que nunca decepcionou nenhum dos seus servos fiéis.
Como você tem esperado pelo Senhor?
Fale com Deus agora e tome uma atitude, de hoje em diante, a partir do que você acabou de ler!